Eai cambada vim aqui postar um tutu de flash.
Neste tutorial vamos criar um efeito de chuva dinâmico usando o ActionScript 3.0. O efeito pode ser personalizado de várias maneiras apenas mudando algumas linhas de código. Vamos lá!
Vamos dar uma olhada no efeito final: [Continue Lendo]
Passo 1 – Parte facil
Vamos la desenhe uma gota de chuva simples ou avançada como vcs desejarem , em seguida, usando o ActionScript vamos duplicar, mover e posicionar o MovieClip para obter um efeito de chuva agradável.
Passo 2 – O Documento .FLA
Crie um novo documento ActionScript 3 (File> New …). Defina o tamanho do Palco para as dimensões que desejar, usamos 600 x 350 px.
Passo 3 – Escolha uma Imagem
Adicione ou desenhe uma imagem qualquer para usar como fundo.
Passo 4 – Layers
Renomeie a primeira camada para “Background” e depois crie outra com o nome “Code” (vamos usar esta para colocar o nosso ActionScript). Você pode bloquear a camada “Code” para evitar problemas futuros.
Passo 5 – Criando a gota
Crie um gráfico para utilizar como gota de chuva. Defina a cor para branco e use um gradiente linear para o alfa, use entre 40 a 15 em ambos. Converta-o em um MovieClip com o nome “Drop” em “Name” e “Class”, lembre-se de marcar o “Export for ActionScript” no checkbox.
Passo 6 – Importando as Classes
Crie uma pasta com o nome “Classes” dentro do local onde você tenha salvo o arquivo .FLV e crie também um novo arquivo do tipo “ActionScript File” no flash chamado “Rain” e salve-o dentro da pasta criada.
Coloque essas linhas no arquivo “Rain”:
Passo 7 – Estendendo a classe
A classe MovieClip irá permitir que a nossa classe herde todos os métodos, propriedades e funções que o MovieClip tem. Neste caso, será para ter acesso ao método addChild ().
Passo 8 – As Variáveis
Aqui vamos usar a Classe “Vector” do Flash Player 10. Simplificando, a classe Vector funciona como uma matriz, mas é consideravelmente mais rápido.
Passo 9 – Função principal
A função principal, com alguns parâmetros, torna o efeito mais fácil de se adaptar às suas necessidades. Você pode alterar o número de gotas, a velocidade da queda das gotas, a velocidade com que as gotas irá mover horizontalmente, o tamanho da área do efeito e o sentido da chuva (esquerda ou direita).Ajustamos o valor dropsNumberaqui.
Passo 10 – Esquerda ou direita?
Por padrão, a var offset está configurada para funcionar com o lado esquerdo, por isso precisamos verificar onde a chuva vai passar e mudar o deslocamento, se a direção está correta.
Passo 11 – Usando o MovieClip Drop
A fim de mostrar diversas instâncias do MovieClip Drop temos que criar um objeto da nova queda dentro de um “FOR”.
Usamos o “drops” para obter a variável definida pelo usuário com o número de gotas e definindo as variáveis dentro do MovieClip para uso mais adiante.
Passo 12 – Posição
Definir uma posição inicial aleatória para o Drops.
Passo 13 – Escala
Isso define a escala das gotas entre “0,3″ e ao tamanho original.
Passo 14 – Adicionar as gotas no Palco
Este código adiciona o MovieClip Drop no vetor e depois no palco. Ele também chama a “direção”(inTheDirection();) da função.
Passo 15 – Direção
Nessa função, usamos um outro “FOR” para obter acesso aos MovieClips dentro do vetor. Então, vamos verificar o parâmetro de orientação e adicionar um Listener para a função correspondente. Isto tudo vai cuidar do movimento e da posição.
Passo 16 – Movendo as Funções
Isso move o Drops com base nos parâmetros da função principal. Em seguida, repõe a posição quando cai jogada fora da área de efeito.
Passo 17 – Usando a classe
Agora volte ao arquivo .FLV principal e na camada “Code” clique no primeiro frame e abra o painel Actions(ações). Coloque isso:
Isso criará um novo objeto de chuva, em seguida, chamar a função principal para iniciar o efeito. Finalmente adicionamos o efeito no palco.
Conclusão
Lembre-se que você pode alterar os parâmetros para obter diversos efeitos, e que você também pode alterar as gotas pelo desenho que você quiser. Continue tentando combinações diferentes para obter o efeito exato que você deseja.
mais acho que hj ainda upo.
COMENTEM!!! XD
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Voce complicou muito, amigo, nem quiz aprender. As vezes a gente fica horas quebrando cabeça com um tutorial e no final nem consegue aprender. Existem tutoriais eficases e objetivos
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